domingo, 17 de abril de 2011

Afinal, o que é Psicopedagogia?

      A psicopedagogia, ao contrário do que o senso comum acredita, não é a junção da pedagogia com a psicologia. Segundo Fernández (1984:58) “é a área do conhecimento que trabalha o processo de ensinar e aprender.”Quando falamos desse processo não devemos nos prender apenas à aprendizagem formal, referindo-nos à escola, e sim dar um sentido mais amplo, visto que o ser humano em contato com o outro em qualquer contexto também aprende. Nenhum fator pode ser desconsiderado; família, sociedade e escola sempre farão parte da formação evolutiva de todo indivíduo.
    Observo que os educadores apesar de tanto falarem sobre novos conceitos aplicados a melhoria do ensino / aprendizagem, ainda continuam desamparados frente a tantos conceitos distorcidos, pois não existem receitas de como fazer alguém aprender com eficácia. Como professora também sinto a dificuldade em transpor teorias para a prática em sala de aula tendo em vista a diversidade de uma turma. Não é apenas o fato de usar técnicas ou atividades diferentes que atendam a todos os alunos.
        A psicopedagogia sendo interdisciplinar e complexa, não trata apenas das dificuldades de aprendizagem. Ela considera o sujeito, o professor, a família, a escola e a sociedade como partes essenciais de todo esse processo. É uma visão ampla e ao mesmo tempo minuciosa sem focar no que o individuo não consegue fazer, mas direcionando o olhar para o que ele tem de melhor, suas habilidades e vontades, interligadas com suas relações com o mundo.        
       Muitos professores ainda mantêm a visão tradicional de ensino, onde se posicionam em frente à sala de aula, repassam o conhecimento adquirido ou apenas memorizado e os alunos devem ficar atentos às explicações. O educador é o detentor do saber e é seu dever transmiti-lo e obrigação dos alunos de aprender. Dessa forma, muitos acreditam que a aprendizagem será comum a todos. O olhar do educador ainda é para o todo, desconsiderando a singularidade e as modalidades de aprendizagem tão importantes e discutidas atualmente.
       Dentre os fatores que influenciaram diretamente as mudanças da visão da escola, dos professores e dos alunos, assinalo o fato de que a sociedade moderna não é a mesma de trinta anos atrás, a família não tem mais a mesma estrutura, os pais não desempenham mais os mesmos papéis e por que a educação continuaria estática, tradicional e objetiva frente a tantas mudanças? Acompanho muitas discussões e novas propostas a fim de igualar o ensino com essa nova sociedade, mas pouco ou nada é feito. Aulas mecânicas são dadas todos os dias. Professores reclamam do mau desempenho de seus alunos, novos distúrbios surgem para justificar o fracasso escolar e mesmo nessas condições precárias, escolas, professores e alunos buscam incansavelmente explicar o motivo da não – aprendizagem.
O contexto atual exige um professor preparado para as diversidades e a psicopedagogia se faz presente, dado que não é uma ciência nova no Brasil, amparando a família, a escola e os sujeitos envolvidos na complexidade do saber.

FERREIRA, Camila Akemi. A Relação Professor / Aluno – Um Olhar Psicopedagógico Sobre a Educação No Contexto Atual. 2010. Monografia (Especialização Lato-sensu em Psicopedagogia). São Paulo Master School/Universidade São Marcos. São Paulo.

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