segunda-feira, 13 de junho de 2011

De que maneira os animais de estimação podem contribuir para o desenvolvimento da criança?

A aquisição de um animal de estimação – um desejo de muitos pais para proporcionar uma companhia a seus filhos – traz inúmeros benefícios para as crianças, mais do que um simples amigo para as brincadeiras. O convívio com o bicho pode estimular o companheirismo e a amizade, tornando-as mais compreensivas. E com isso, o animal se torna parte da família, um novo integrante, inserindo-se na rotina e muitas vezes tendo um papel facilitador no relacionamento entre pais, filhos e irmãos, proporcionando melhor integração na família.
No momento em que o animal faz algo que a criança não gosta, ela se depara com diversos sentimentos, como tristeza e frustração, os quais exigem da criança o desenvolvimento de uma tolerância e uma maior compreensão dessas situações.
Conforme a idade, a criança, ao ter contato com o animal de estimação, começa a adquirir autonomia e desenvolve responsabilidade no auxílio de tarefas que envolvem cuidados, como alimentação, água, higiene, ou seja, condições básicas para se viver.
Além da compreensão das necessidades básicas do animalzinho, a criança também tem contato com as perdas que este vínculo, como qualquer outro, pode oferecer, visto que o ciclo de vida deles é mais curto. Ao se deparar com um possível luto, a criança aprende a lidar com as perdas.
O contato com animais de estimação contribui também para o desenvolvimento biopsicossocial da criança, realizando uma estimulação sensorial e motora bem como aspectos emocionais e sociais.


Melina Blanco Amarins, psicóloga do Einstein

Nenhum comentário:

Postar um comentário