segunda-feira, 28 de março de 2011

BULLYING - Qual o papel da escola?

Esse é o assunto do momento. Escolas, pais e educadores estão atentos a qualquer sinal de bullying. Depois do video do garoto australiano Casey Heynes que era constantemente agredido na escola,cair nas redes sociais, todos se perguntam o que deve ser feito para punir as crianças e adolesccentes que sem dó nem piedade agridam o outro. Que tipo de adultos teremos?

Todos já viram ou conhecem algum caso de bullying na escola. Todas as gerações já passaram por isso. Eu sinceramente acho que as crianças tem um excesso de liberdade que foge do controle de pais e educadores mas esse tema é complexo demais para ser tratado nesse post. A Revista Nova Escola fez um matéria bem interessante comentando o caso Heynes.


Pelos comentários publicados na internet sobre o vídeo e pela própria maneira como as reportagens foram editadas, percebe-se que quase ninguém questionou o papel de professores e gestores da escola australiana. As especialistas da Unicamp explicam que, por ser um problema que ocorre entre os alunos, o bullying pode mesmo demorar para ser detectado. "Em muitos casos, quando pais e professores ficam sabendo, a criança já sofre há pelo menos dois anos", comenta Adriana Ramos.
Essa dificuldade, no entanto, não deve ser usada como desculpa para a escola se eximir de responsabilidade. No caso australiano, há fortes indícios de que professores e gestores foram omissos. "Não é possível que ninguém viu o menino passar por tanta humilhação", comenta Luciene Tognetta. Tudo leva a crer que a escola não tomou as atitudes necessárias nem antes nem depois de o problema aparecer.
A reação da diretoria ao saber da briga reforça essa suspeita. Ao saber do ocorrido, a escola optou por suspender os dois alunos. Com isso, deixou de lado todas as características do bullying e passou a lidar com o problema como se fosse uma briga comum - sem dar importância para as razões que levaram Heynes ao ato de violência. "Ao suspender os dois, a escola não evidencia que, por trás da violência, está o bullying, nem dá a eles a chance de refletir sobre a questão", diz Adriana.

A materia completa no site da revista Nova Escola http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e-adolescente/comportamento/caso-casey-heynes-bullying-omissao-escola-622917.shtml




Nenhum comentário:

Postar um comentário