terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O problema da educação é a escola.

Sempre que digo isso as pessoas se chocam. Na verdade eu também fico chocada com o que a educação tem se transformado nas últimas décadas. Escolas não educam, vendem shows. Não preparam o ser humano para ter caráter, preparam somente para o vestibular. Os pais, antes aliados por um bem em comum tornaram-se inimigos da instituição que reprova seu querido filho, criado com tanto amor, carinho e ausência. Falar de educação hoje em dia é falar da nova estrutura familiar e da nova escola como empresa rentável. Todos os dias me pergunto que tipo de cidadão estou tentando formar com minhas duas aulas semanais, afinal, inglês não reprova. E quem disse que eu dou aula só de inglês? Professores repensem suas práticas. Assunto complexo, eu sei. Dependemos de muita gente para que nosso resultado seja no minimo razoável. Ninguém quer ser inteligente, todos querem ser ricos. Escolas cobram mensalidades abusivas e pagam (quando pagam) salários indignos aos professores. Nenhuma novidade. Gostaria muito que todos os pais deixassem de tratar a escola como status. A mais cara nem sempre é a melhor. Fico muito preocupada com o excesso de atividades aos quais crianças muito pequenas são expostas. Mães e pais querem seus filhos alfabetizados com 5 anos, praticando esportes e frequentando aulas de inglês. Mais uma vez me pergunto: Que tipo de ser humano estamos formando? Pais suprem sua falta de tempo com presentes. A escola se enche de recursos tecnológicos para aumentar a mensalidade e o nivel intelectual está cada vez mais baixo. Já não está na hora de todos refletirmos com os rumos que a educação está seguindo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário